Consulta do material fora da biblioteca

Qualquer aluno ou professor pode retirar o material, sem empréstimo pessoal para utilização na sala de aula ou cópia na reprografia. Basta apresentá-lo no balcão de atendimento e o funcionário fará o registro da saída e dará baixa logo que for devolvido.

 

Empréstimo externo

O corpo docente, discente e de funcionários pode se inscrever para retirada de material. Para isso é necessário fazer o cadastro de usuário.

 

Cadastro

É feito mediante a apresentação da matrícula, no caso dos alunos. Para os professores a informação parte da administração da faculdade.

 

Prazo de empréstimo

Depende da coleção o tempo permitido para empréstimo. Os livros do acervo geral, música, partituras, separatas, folhetos e materiais especiais podem ser emprestados por 15 dias, sendo possível a renovação, caso não estejam reservados para outro usuário. Os livros da reserva semestral e permanente são emprestados pelo prazo e 08 dias, podendo também ser renovados caso não estejam reservados para outro usuário.

 

Quantidade de material

Ao todo, até 10 exemplares. As datas de devolução devem ser observadas. O sistema foi montado para permitir o empréstimo e devolução sempre no dia de aula do aluno. Caso o aluno não devolva na data prevista, ficando em atraso, não poderá levar outro material, pois o sistema bloqueia o usuário em atraso.

 

Devolução do material

Dentro do prazo pode ser colocado na caixa de devolução que possui uma janela no balcão de entrada da biblioteca. Caso esteja em atraso o usuário deverá dirigir-se ao balcão de empréstimo.

 

Multa por atraso

É cobrada uma multa para os materiais em atraso. O que fizer parte das coleções da reserva semestral e permanente o valor é de R$ 1,00 por cada exemplar por dia, os demais são de R$ 0,50 por cada exemplar por dia. A multa é calculada na biblioteca e paga na tesouraria da Faculdade mediante comprovante que, em seguida, deve ser apresentado e devolvido à biblioteca.

 

Perda de material

Deve ser comunicado para a bibliotecária chefe, que verificará o valor e, o usuário deverá repor o material perdido. A esta atividade chamamos de substituição.

 

Reserva de material

Todos os usuários cadastrados na biblioteca têm o direito a reserva de material emprestado. O funcionário da biblioteca registra o nome do interessado no sistema e no momento em que o material estiver disponível será comunicado, com a colocação do nome no quadro de avisos que está na parede externa da biblioteca ao lado da porta de entrada. A biblioteca pode cancelar a reserva caso o interessado não compareça no prazo de 24 horas e passar o material para o próximo usuário da lista. Poderá haver cancelamento de reserva, também, quando o mesmo usuário estiver em mais de uma lista de reserva de material inerente ao mesmo assunto.